Como trabalhar as redes sociais no marketing B2B

como trabalhar redes sociais no marketing

Manter um relacionamento com seu público alvo é uma tarefa que demanda atenção e deve ser priorizado, pois é onde você estabelece contato e consegue afirmar sua marca na vida dos seus consumidores.

As ferramentas mais utilizadas, principalmente no marketing B2C, são as redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter. Mas você já pensou em como o B2B pode usufruir das redes sociais no marketing?

São atividades muito parecidas, porém com sutis diferenças, principalmente com o foco da atuação nas redes sociais.

Linguagem utilizada

Apesar de serem as mesmas redes sociais, a linguagem utilizada é diferente pois o público alvo também muda. Quando estamos falando de marcas que tem o objetivo de conversar diretamente com o consumidor final, a abordagem é diferente, mais informal e com uma comunicação mais focada no entretenimento e satisfação.

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Estratégia de comunicação

Quando falamos de marketing B2B, mudamos também a estratégia utilizada na comunicação. Além disso, adicionamos uma rede social muito importante e visada no mundo dos negócios: o LinkedIn. Ótima plataforma para captação de leads (possíveis clientes), essa rede social reúne aqueles que estão interessados na sua solução, principalmente envolvendo o mercado B2B.

O LinkedIn oferece melhores resultados para as empresas que utilizam uma estratégia para impulsionar vendas e aumentar a credibilidade da marca.

Experiência do usuário

A experiência do usuário também deve ser contabilizada, independentemente da plataforma a ser utilizada, ou da estratégia empregada. Para as empresas B2B, o público alvo são as outras empresas. Porém não é uma pessoa jurídica quem acessa as redes sociais, ou quem toma a decisão de compra.

Pensando nisso, o objetivo da estratégia é conversar com o responsável pela tomada de decisão dentro das empresas. A forma como é feita a comunicação da sua empresa para esse público pode influenciar na tomada de decisão feita por parte das empresas.

O tipo de decisão também muda comparando os dois públicos. Muito mais racional, as empresas B2B passam por mais avaliações e demoram muito mais tempo para decidir por uma marca ou solução.

Identificar o público-alvo

Já os consumidores finais são muito mais emotivos, o que leva a estratégia de marketing B2C ser diferente nesse aspecto também. Para saber identificar qual é seu público-alvo, você tem que saber quais são seus clientes, e se vale a pena investir em conteúdo para as redes sociais e alcançar o seus consumidores.

O conteúdo é essencial para poder entregar a mensagem certa. O Gimba se preocupa com o que é entregue aos seus clientes e oferece material que agrega além da solução que oferecemos.

O conhecimento sobre a área e como sua empresa pode ser relevante no ramo que você atende também oferece mais credibilidade e confiabilidade à sua marca e aos serviços oferecidos. Você já conhece o blog e redes sociais do Gimba? Faça uma visita e entenda como trabalhamos nas redes sociais.

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