3 estratégias de redução de custo em suprimentos para empresas

imagem em amarelo e branco com os dizeres "redução de custo"

A gestão de suprimentos é uma das atividades essenciais para o sucesso das empresas, não é mesmo? Ter uma boa gestão envolve planejamento, organização, controle e  otimização dos processos relacionados à aquisição, ao armazenamento, à distribuição e, também, ao uso dos recursos materiais necessários para a produção e a entrega dos bens e serviços.

No entanto, sabendo disso, a gestão de suprimentos também representa um dos maiores custos operacionais das empresas, que podem comprometer a sua rentabilidade e competitividade no mercado. Por isso, é fundamental que as empresas busquem estratégias de redução de custos e melhoria contínua na gestão de suprimentos, sem prejudicar a qualidade e a eficiência dos seus processos.

Neste artigo, vamos apresentar algumas dessas estratégias e como elas podem ser aplicadas na prática junto com a gente. Vamos lá?

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Negociação com fornecedores

Uma das principais estratégias de redução de custos na gestão de suprimentos indiretos é a negociação com os fornecedores, que consiste em buscar melhores condições de preço, prazo, qualidade e entrega dos produtos ou serviços adquiridos, sejam eles de curva A, B ou C.

Para isso, é importante que as empresas realizem uma pesquisa de mercado, avaliem o histórico e a reputação dos fornecedores, comparem as propostas e as condições oferecidas, e estabeleçam uma relação de confiança e parceria com os fornecedores escolhidos.

Além disso, em alguns casos, as empresas podem aproveitar as vantagens da compra coletiva, que consiste em se unir a outras empresas do mesmo segmento ou região para negociar em conjunto com os fornecedores e obter descontos maiores pela compra em maior volume.

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Aqui no Gimba, você tem à sua disposição um time de vendedores que são experts em oferecer a melhor solução para o seu negócio. Se você é uma empresa menor que precisa, por exemplo, apresentar três orçamentos antes de realizar sua reposição de estoque, o Gimba tem uma solução chamada “negociação”. Inclusive, você tem a possibilidade de se tornar um cliente diamante e ter acesso a condições ainda mais exclusivas.

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Com essa solução, é possível apresentar sua lista de pedido para o nosso time e, em até 2 horas, a gente te dá um retorno com uma oferta. Nesse sentido, se você faz compras recorrentes com a gente pelo nosso site, você ainda pode evoluir seu nível de fidelidade, se tornando um cliente diamante com acesso a super condições, como falamos.

Modalidade de contrato

Agora, se você faz requisições mais recorrentes e sabe exatamente o que precisa comprar e quando, a gente oferece a modalidade de contratos, onde conseguimos fixar um preço aos seus produtos, o que te entrega previsibilidade, além de conseguirmos centralizar todos os seus fornecedores com a gente. Exatamente, todos os seus fornecedores ficam concentrados no portal Gimba Empresas. Isso significa uma única nota fiscal e uma única entrega.

Essa concentração de itens num único lugar, torna sua operação de compras ainda mais eficiente, otimizando e muito os processos de aquisição dos suprimentos que a sua empresa precisa. Isso que nem falamos sobre a possibilidade de conseguirmos criar uma estratégia altamente eficaz e que possa gerar saving na sua operação. 

Saving? Isso mesmo, alguns de nossos clientes da modalidade de contratos conseguem um saving significativo, podendo variar entre 5 e 30%. Nada mal, não é mesmo?

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Formulário de contato. Crédito da imagem: wayhomestudio no Freepik

Padronização dos processos

Outra estratégia de redução de custos na gestão de suprimentos é a padronização dos processos, que consiste em definir regras, procedimentos e critérios claros e uniformes para a realização das atividades relacionadas à gestão e compra de suprimentos. Tá, isso todos nós estamos carecas de saber, certo? Mas, então, como fazer isso?

A padronização dos processos permite aumentar a produtividade, a qualidade e a eficiência das operações, reduzir os erros, os retrabalhos e os desperdícios, facilitar o treinamento e a capacitação dos colaboradores, melhorar o controle e o monitoramento dos resultados, e otimizar o uso dos recursos disponíveis.

Para padronizar os processos, é recomendável que as empresas utilizem ferramentas como o mapeamento de processos, o fluxograma, o manual de procedimentos, o checklist e os indicadores de desempenho.

Nessa hora, o Gimba também pode – e muuuito, ajudar sua empresa a ser mais eficiente quando falamos em compras de suprimentos. No nosso portal, o Gimba Empresas, a gente oferece diversos controllers que são capazes de padronizar sua operação, isso vai desde pedidos até a análise de relatórios. Essas funcionalidades influenciam a economia de tempo operacional em headcount (opex) de forma direta.

Quando falamos em gestão de suprimentos, o portal Gimba Empresas é capaz de ofertar tudo o que é necessário para uma tomada de decisão baseada em dados. Isso mesmo, são mais de oito relatórios que vão proporcionar aos seus operadores uma visão geral de suas compras por CNPJ. Sem contar que você pode repor o seu estoque com um único clique, tornando tudo mais fácil e prático.

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Formulário de contato. Crédito da imagem: wayhomestudio no Freepik

Automatização dos sistemas

Uma terceira estratégia de redução de custos na gestão de suprimentos que gostaríamos de ressaltar é a automatização dos sistemas, que consiste em utilizar softwares e tecnologias para automatizar as tarefas repetitivas, burocráticas ou complexas envolvidas na gestão de suprimentos.

A automatização dos sistemas permite agilizar os processos, reduzir os custos com mão de obra, papel e impressão, eliminar os erros humanos, aumentar a segurança e a confiabilidade das informações, integrar os dados entre os diferentes setores da empresa e facilitar a tomada de decisões baseada em dados.

Para automatizar os sistemas, é essencial que as empresas invistam em soluções como o ERP (Enterprise Resource Planning), o WMS (Warehouse Management System), o TMS (Transportation Management System) e o BI (Business Intelligence).

Como o Gimba ajuda a sua empresa?

O Gimba Empresas pode ser integrado com os principais ERPs do mercado, oferecendo ainda mais autonomia na gestão de suprimentos da sua companhia.

Sim, dependendo de qual for o seu ERP, precisaremos elaborar um projeto de desenvolvimento para a integração, mas tudo isso é muito prático uma vez que a gente tem uma equipe de tecnologia que é fera quando o assunto é API.

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Sabemos que existem diversas estratégias para redução de custos em suprimentos que não citamos neste artigo. Mas, sem dúvidas, a gestão de suprimentos é uma área estratégica para as empresas, que pode gerar vantagens competitivas e diferenciais num mercado cada vez mais acirrado.

No entanto, também é uma área que demanda muitos recursos financeiros e que pode impactar negativamente nos resultados da empresa se não for bem gerenciada e, claro, se sua empresa não tiver o fornecedor ideal para isso.

Por isso e por outras questões, as empresas devem buscar constantemente estratégias de redução de custos na gestão de suprimentos, como as três que apresentamos neste artigo: negociação com fornecedores, padronização dos processos e automatização dos sistemas. 

O Gimba é uma empresa capaz de colaborar essa estratégia de diversas formas, sendo que muitas delas não abordamos neste artigo. Mas, pode ter certeza, esses outros temas estarão presentes nos próximos materiais do blog.

Se você quer saber como o Gimba ajuda milhares de empresas no Brasil com essa missão, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas de mercado. Com certeza, num bate papo, vamos conseguir construir juntos uma solução 100% personalizada para o seu negócio e que, com certeza, atenda todas as suas necessidades. Esperamos por você.

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