O ano começa e para muitas empresas é hora de fazer uma retrospectiva do que foi realizado no ano anterior e entender quais foram os erros e acertos da empresa.
Entender como foi o rendimento da sua empresa no período anterior é importante para aprender com os desafios e poder estar preparado para não errar duas vezes.
Além disso, também é um ótimo momento para poder se organizar e realizar todo o planejamento da empresa, assim como definir quais são as datas que mais precisam de atenção e empenho.
Fatores que influenciam
Um dos fatores que mais influenciam no faturamento e no lucro que a empresa tem é a negociação que se tem na hora de comprar os produtos ou negociar a matéria prima para sua solução.
Encontrar o melhor preço, oferece uma margem maior para realizar a venda do produto e mais vantagem contra seus concorrentes, pois é possível comercializar os produtos por preços mais atrativos.
Já parou para pensar no peso que a negociação que os compradores da área corporativa tem e como faz a diferença na hora do planejamento anual?
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Negociar o preço
Decidir quais são as datas que serão trabalhadas na empresa oferece mais tempo para que se possa negociar um bom preço, e assim, na data em questão, oferecer produtos com descontos ou preços mais atrativos que o restante do mercado.
Essa é uma estratégia utilizada principalmente por empresas que investem pesado em campanhas e datas como a Black Friday, em que se inicia a negociação com fornecedores pelo menos seis meses antes.
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Para muitas empresas, esse planejamento pode ser fora da realidade, porém, para quem está buscando aumentar o faturamento e alcançar mais sucesso com seus produtos ou solução, precisa pensar no planejamento anual como uma grande negociação, em que se é decidido onde serão colocados mais esforços e quais datas são mais relevantes.
Qual público sua empresa conversa?
Além da negociação de preço e valores, também é necessário pensar em qual público sua empresa conversa. Isso é essencial para que se possa definir quais os períodos a trabalhar e qual linguagem utilizar com seus clientes.
Mesmo que o principal objetivo de uma negociação seja obter o menor preço possível, é necessário saber manter uma boa relação com seus fornecedores.
Assim, é possível garantir que o relacionamento com eles permaneça intacto e caso aconteça qualquer imprevisto, o problema pode ser resolvido sem gerar atritos e ruídos na comunicação.
O Gimba se prepara com o planejamento anual e busca sempre antecipar as necessidades dos consumidores e estar apto para oferecer as melhores condições. A negociação é uma etapa fundamental das empresas, e para o Gimba não é diferente.