Entenda como funciona o processo Supply Chain nas empresas

mulher de branco, cabelos longos, com uma prancheta nas mãos enquanto faz uma anotação entre as prateleiras de um galpão

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em “Supply Chain”, se a sua empresa trabalha com esse processo. Pode ter certeza que você se destaca no mercado por entregar ao consumidor mais eficiência em suas operações.

Mas para que isso aconteça, é ideal que o planejamento estratégico esteja muito bem traçado e organizado para que todas as “engrenagens” funcionem e sejam eficazes para entregar o melhor ao seu cliente. Afinal, do que adianta aplicar o Supply Chain se não tiver uma administração bem estruturada para isso?

Entenda como realizar isso na sua empresa da forma correta:

LEIA TAMBÉM: Supply Chain e o novo cenário para 2022

Supply Chain: o que é e o que significa

Antes de aplicar estratégias, precisamos entendê-las nos mínimos detalhes. Supply Chain é um termo em inglês que significa “cadeia de suprimentos”. Se refere a todos os processos e caminhos que os produtos precisam passar até chegarem ao seu destino final, o processo se estende desde a retirada da matéria-prima até a entrega ao cliente final.

Ou seja, representa a compra de insumos ou produtos, transporte, armazenamento, transformação, embalagem, gerenciamento interno, venda e a distribuição de produtos aos consumidores. Mas além disso tudo, se relaciona também com outros departamentos da empresa: compras, marketing e RH.

Em um cenário ideal, a Supply Chain está presente em todos os processos da empresa, externos e internos.

Anúncios

Supply Chain: principais funções

O processo de supply chain abrange todo o processo de fornecimento do produto desde a aquisição de insumos até a pesquisa de satisfação e abrange todos os processos internos e externos de uma organização visando otimizar custos e entrega. Entre os processos que devem ser observados para uma boa estratégia de Supply Chain estão todas as atividades de compra dos insumos, transporte, armazenamento, embalagem, gerenciamento interno, venda e distribuição ao cliente final.

A execução correta de uma estratégia de Supply Chain visa concentrar dados de forma integrada para fácil acesso e maior clareza na interpretação de informações através de indicadores unificados de performance, assim garantindo um cumprimento mais assertivo de prazos e por consequência uma maior satisfação do cliente. Essas melhorias também trazem uma redução no custo final do produto, pois elimina etapas e processos que dificultam a produção e muitas vezes não oferecem grandes benefícios.

Qual a diferença entre Supply Chain e logística?

Ainda que possam parecer conceitos similares, existem algumas diferenças importantes a se observar entre a logística e o Supply Chain, mas para esclarecer essas diferenças é importante entendermos o conceito de logística:

A logística é a forma como as empresas lidam com o deslocamento desde os insumos para produção até a entrega do produto ao consumidor final, tendo como foco apenas a administração de assuntos referentes aos processos de transporte e tem como objetivo apenas garantir a entrega do produto no prazo estipulado.

O Supply Chain, por outro lado, abrange todos os aspectos envolvidos desde a aquisição até o fornecimento de bens e, portanto, comporta uma visão mais abrangente dos processos que afetam direta e indiretamente a logística, como por exemplo: acompanhamento das etapas de produção, análise de mercado e concorrência, planejamento de estoque, abastecimento, armazenamento de produtos, etc. Seu objetivo é otimizar todo o processo de trabalho e garantir uma entrega com menor custo.

Assim, é possível afirmar que essas atividades são complementares. A logística controla os processos de distribuição e internos. Enquanto a cadeia de suprimentos tanto os processos internos quanto os externos, além de fazer a gestão desse ciclo. Ou seja, a relação entre os dois elementos é fundamental para que sua empresa tenha resultados positivos adotando essa estratégia.

Anúncios

SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO

Como você pôde ver, aplicar o Supply Chain em sua empresa trará inúmeras vantagens para o seu negócio. Com o Gimba Empresas, cuidamos dos seus suprimentos para você cuidar do que realmente importa. Temos um processo sólido de gestão, onde é possível encontrar, a padronização do fornecimento com portfólio completo em materiais indiretos, ganho de escala, concentrando todas as unidades na negociação, redução dos custos de frete, com uma entrega otimizada, em um único valor, controle total da gestão dos gastos e acompanhamento dos pedidos com a nossa ferramenta própria que é super intuitiva e fácil de usar, facilitando muito a rotina do seu setor.

Saiba mais sobre a nossa plataforma clicando aqui.

Leia também

Anúncios
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Anúncios
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Deixe um comentário