Uma dúvida comum no mercado atualmente é: o que é Total Cost of Ownership ou Custo Total de Propriedade – TCO, e como introduzir esse processo na rotina da sua empresa.
Separamos informações que vão tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, continue lendo o artigo!
O que é o Custo Total de Propriedade?
O Custo Total de Propriedade – TCO é uma ferramenta de análises de custos que avalia o ciclo de vida do produto e auxilia o setor de compras a tomar a decisão correta na rotina do setor.
Ou seja, ele ajuda a equipe de compras na análise de todos os custos envolvidos na cadeia de logística e abastecimento, tanto de produtos como de serviços e soluções.
Leia também: Vendas: 5 estratégias para fechar negócio
Como analisar os seus custos através do TCO?
A análise realizada pelo gestor de compras precisa ir além das três cotações de fornecedores, pois igualar todos os fornecedores e restringir a proposta comercial é um risco que pode impedir inovações e novas soluções.
Portanto, analisar os custos da sua empresa através do TCO significa que você estará avaliando estrategicamente cada etapa do processo, desde a aquisição do fornecedor, o contrato, até a entrega do seu produto ao usuário final.
Os seus custos podem estar atrelados ao armazenamento, transporte, recebimento, funcionários para acompanhamento, e outros fatores, que impactam diretamente os gastos totais da sua empresa, e que com o TCO podem ser otimizados.
Qual a principal função do TCO?
Sua principal função é pontuar o processo de compras na parte macro do processo, Ou seja, estudar todos os custos envolvidos no processo de compras, e não somente no plano micro, como a maioria dos compradores fazem levando em consideração apenas os preços das cotações, descartando os outros fatos que envolvem a compra.
Sendo assim, se o seu fornecedor apresentar um produto com um preço baixo, mas requer uma complexa operação logística para a entrega, ele acaba gerando custos muito altos dentro do seu processo.
Por fim, ao conhecerem estes custos, os compradores conseguem reduzir as despesas de aquisição dos produtos de forma eficiente, negociar com os fornecedores e tomar as melhores decisões para aumentar e melhorar os lucros da corporação.
Você também pode se interessar por: Gimba: saiba qual é o melhor serviço para o seu negócio
Como o Gimba usa o TCO nos custos da sua empresa
O Gimba consegue ajudar você nesse processo e otimizar seus custos no setor de compras, facilitando a análise de vida útil do seu produto, desde o fornecimento até a entrega.
Com a nossa plataforma de gestão você terá controle total dos custos e escolherá sempre pelo menor, podendo economizar até 20% ao ano como os nossos clientes. Do papel ao cafezinho conte com o Gimba!
Leia mais
- Calculadoras: uma jornada por sua história e evoluçãoNo dia a dia, as calculadoras se tornaram itens importantíssimos, especialmente em ambientes corporativos, onde a precisão e a agilidade são essenciais. Mas você conhece a história por trás desses…
- Biscoito salgado: 3 modelos perfeitos para você experimentar O biscoito salgado é uma opção de lanchinho ideal para acompanhar aquele cafezinho pela manhã ou durante aquela pausa tão merecida no trabalho! Eles são crocantes e possuem uma diversidade…
- Garrafa Térmica: dicas e modelos imperdíveis para o seu caféA garrafa térmica é essencial para conservar a temperatura de bebidas, sejam elas frias ou quentes, por longos períodos. Ainda que existam diversos tipos de garrafas térmicas disponíveis no mercado,…
- O Álcool em gel e sua importância no ambiente de trabalhoO uso do álcool em gel nas empresas é algo de extrema importância, afinal ele ajuda muito na higienização das mãos. Além disso, ele ajuda na prevenção de doenças, devido…
- Água de coco: conheça seus principais benefíciosAtualmente, não há nada melhor do que tomar aquela água de coco gelada para se refrescar durante dias quentes, não é mesmo? No Brasil, a bebida se tornou, ao longo…