3 tipos de azeite que você deve conhecer

Imagem com fundo laranja e branco com três azeites na frente

O azeite originou-se entre o rio Eufrates e Tigre, mais precisamente na região da Mesopotâmia, onde atualmente localiza-se o Iraque. E desde então o cultivo do azeite tem sido relacionado à cultura de diversos lugares. Sendo utilizado para arte, uso medicinal, práticas religiosas, etc.

Um exemplo disso é na Grécia antiga, onde a cidade de Atenas tem relação com a planta, sabia? Isso porque, na mitologia, a Deusa Atena criou a oliveira para iluminar as noites, curar os feridos com o extrato de seus frutos e alimentar os cidadãos. 

Com isso, a planta obtém um valor divino, tanto que os imperadores utilizavam um ramo da planta em suas coroas como forma de poder e era feita até coroas dos ramos para presentear os atletas.

O império romano, em 900 a.C, foi o responsável por expandir a produção pela Europa. O que foi super importante para o valor desse fruto, eles aprimoraram os meios de extração e conservação, fazendo com que o azeite fosse tão valorizado, que virou um meio de pagamento de impostos.

Esse status de importância na olivicultura só foi passado para outro país em 1400. O país em questão foi a Itália, que na época do renascimento passou a ser a maior produtora de azeite do mundo! Ficou muito conhecida pelo sabor intenso e era um luxo para as mesas das cortes da nobreza.

Atualmente, o maior produtor de azeite é a Espanha. Produzindo 40% do azeite mundial, de acordo com o Conselho Oleícola Internacional (COI).

Você pode querer ler também: 10 motivos para explorar o mundo Gimba

A produção de azeite no Brasil

Como a maioria das matérias-primas do Brasil, a oliveira foi trazida pelos emigrantes portugueses, devido à crença católica que plantavam em volta das igrejas devido a comemoração do Domingo de Ramos.

Porém, a cultivação durou pouco nas terras brasileiras!

Com receio de que iríamos produzir mais que a coroa, espalhou-se o boato de que, no Brasil, não era possível cultivar as amadas azeitonas e a cultura foi encerrada.

O cultivo voltou por volta de 12 anos atrás, recente né? Assim começaram as pesquisas sobre o plantio e o investimento em suporte técnico, com o objetivo de garantir o sucesso do cultivo.

Ao implementar essas práticas, conseguimos demonstrar que nosso solo tem o potencial para cultivar oliveiras, o que, por sua vez, atraiu investimentos para a produção.

Devido ao clima, os principais produtores são: Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Algo que vale ressaltar é que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa validou que o azeite brasileiro tem o padrão internacional de qualidade, devido aos bioativos e voláteis presentes na composição que atendem os padrões internacionais.

Anúncios

Benefícios do azeite

Não é à toa que os mediterrâneos chamavam o azeite de ouro líquido! Além de ter várias utilidades, que já mencionamos anteriormente, o azeite possui ômega 9, vitaminas E, A e K, cálcio, magnésio, potássio e gorduras monoinsaturadas.

Tudo isso contribui com o bom funcionamento do nosso corpo, tendo como principais benefícios: 

  • Ajuda o coração: Os antioxidantes presentes no azeite  protege a deterioração das células vermelha do sangue, retardando o envelhecimento cardíaco
  • Ajuda na digestão: Além de proporcionar a sensação de saciedade, contribui para a digestão dos alimentos lentamente.
  • Protege os ossos: O azeite previne a osteoporose, pois previne a perda de cálcio do ossos 
  • Controla o colesterol: ajuda a diminuir a taxa de LDL no sangue, o colesterol ruim.
  • Melhora o desempenho cerebral: As gorduras monoinsaturadas protegem a degradação dos neuronio do cerebro, preservando o bem-estar mental e a agilidade cognitiva

Você pode querer ler também: 7 benefícios do azeite que você tem que conhecer

Sabendo desses benefícios, nada mais justo de indicarmos bons azeites de alta qualidade e sabores únicos para vocês aproveitarem 

Azeite de Oliva Tipo Único Garrafa 500ml Gallo

Azeite de Oliva Tipo Único Garrafa 500ml Gallo

Para todos os dias é o Azeite de Oliva Tipo Único Gallo! Com sabor adocicado, notas picantes e amargas, esse azeite é uma ótima opção para quem quer substituir outras gorduras na culinária.

Azeite de Oliva Extra Virgem 500ml Andorinha

Azeite de Oliva Extra Virgem 500ml Andorinha

Sua embalagem foi feita especialmente para preservar tanto o sabor quanto o aroma de maneira harmoniosa. Assim o Azeite de Oliva Extra Virgem Andorinha complementa vários tipos de prato e te garante qualidade.

Azeite de Oliva Extra Virgem Reserva Garrafa 500ml Gallo

Azeite de Oliva Extra Virgem Reserva Garrafa 500ml Gallo

O Azeite de Oliva Extra Virgem Reserva Garrafa Gallo te surpreende com a inovação do conceito “Reserva”. Esse avanço, permite a combinação de aromas mais complexos e sabores mais ricos e persistentes sem adicionar fruta ou especiarias ao produto. 

Atenção ao Mercado B2B! Nossa gama de produtos atende a todos os públicos, incluindo empresas. Temos azeite de oliva em sachê, que acrescenta um toque especial à sua comida sem abrir mão da qualidade e praticidade, o Azeite de Oliva em Sachê Bom Sabor é exemplo disso, agregando um toque especial aos pratos que você oferece!

De salada até um prato mais elaborado, o azeite é o toque final! Lembre-se de escolher um bom azeite, afinal, merecemos o melhor. E você, qual azeite você usa? Gostou das nossas indicações? Caso tenha gostado de algum, acesse nossa loja virtual e adquira o seu!

Você pode querer ler também

Anúncios
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Anúncios
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Deixe um comentário