Transmitir uma ideia clara sobre o que é a sua empresa para seus clientes nem sempre é um processo fácil e rápido. Quando esse tópico é debatido dentro do universo corporativo, muito se comenta sobre a “Missão, Valores e Visão” de uma companhia.
E o posicionamento de marca é isso, mas muito além disso também. É saber em qual lugar está a sua assinatura no dia a dia do seu público-alvo e qual o pensamento dele sobre sua empresa.
Para quem não sabe por onde começar, para dar o primeiro passo a nossa dica é unir a segmentação com a diferenciação para formar seu posicionamento de marca. Quais são os motivos que te destacam em relação aos seus concorrentes, sempre relacionado a um segmento específico.
Se seus consumidores são empresas focadas em B2B, sua empresa precisa se destacar especialmente para esse segmento e não faria sentido ter diferenciais ligados aos B2C.
As empresas que não se destacam e oferecem vantagens relevantes para as pessoas que desejam impactar acabam fazendo um posicionamento de marca ineficaz, já que o possível lead não irá ver razão para escolher a sua empresa comparado com a concorrência.
A segunda dica que podemos dar é: torne o posicionamento um processo contínuo.
Associar a marca
Procure associar sua marca a qualidades técnicas e valores subjetivos. Grandes empresas trabalham de forma eficaz e perfeita associando o seu produto e marca à valores como amizade, felicidade, alegria e diversão para montar seu posicionamento.
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Se sua marca conversa com locais e públicos diferentes, prepare conceitos que irão se adaptar a cada região e assim, passar a mensagem correta para as necessidades e preferências de cada local.
Investir em posicionamento
Os benefícios que chegam com um bom posicionamento de marca são inúmeros, e a estratégia adotada também traz diferenças nas vendas, reconhecimento e visibilidade da marca, autoridade de mercado, credibilidade, entre outros.
Invista em um posicionamento que seja altamente reconhecido, para que o branding da sua marca não fique sozinho e abandonado entre todos os seus concorrentes. Uma empresa que é reconhecida pelo público-alvo não tem necessariamente seu posicionamento bem definido.
Faça um estudo
Faça esse estudo e analise se a sua empresa se posiciona e investe em branding, que são complementares, ou se aposta em apenas um dos pilares.
Pensando em fortalecer seu posicionamento e reconhecimento de marca, o Gimba agora também tem um jingle para aproximar o público de sua assinatura. Com o refrão “Dá um Gimba”, o acesso ao site mais fácil de ser lembrado por quem irá nos escolher.
Além disso, a música também mostra toda a variedade do nosso site, já que temos categorias que atendem desde as empresas até as pessoas físicas. Quando você dá um Gimba.com.br é possível encontrar tudo o que você precisa! Você já trabalhou o seu posicionamento de marca? Conte como fez!