A relação da empresa com seus clientes se torna cada dia mais importante e relevante, tanto para quem vende, tanto para quem compra. Criar um relacionamento de confiança e satisfação é essencial para que essa conexão se fortaleça.
Realizar as etapas corretas na hora de fidelizar os clientes é muito importante e faz total diferença na hora da decisão da compra. Você sabe quais são os principais pontos da fidelização?
Confiança em primeiro lugar
Estamos em um momento que confiança é algo que se conquista após cada compra e a cada atendimento. Oferecer o suporte adequado para fortalecer a relação de confiança com seu consumidor é algo indispensável e que deve ser feito todos os dias. Treine os funcionários, escute o que o cliente tem a dizer, não seja inflexível com as regras e para que os conquiste cada dia mais.
Redução de Custos
Parece estranho falar que a fidelização pode trazer redução de custos, mas já foi revelado em pesquisas que novos compradores costumam custar para a empresa em média 25 vezes mais que as pessoas que já são clientes. E os antigos consumidores tem a tendência de gastar até em média 67% mais que os novos compradores. Então a matemática parece muito simples: se o gasto com o cliente antigo é menor, e ele acaba gastando mais que o novo comprador, além da redução de custos, também aumentamos a margem de lucro.
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Lovemark
Oferece benefícios e vantagens para criar a “Lovemark”, ou “amor pela marca” em português. Isso acontece quando a relação da empresa com o cliente transcende o comercial e se torna emocional. O consumidor tem ligações que o levam sempre a comprar em seu site ou loja. Mas também oferecer programas de fidelidade e de assinatura é essencial.
Um exemplo que o Gimba oferece aos clientes é o cashback “Gimplus”. A cada compra, o cliente recebe uma porcentagem de volta para poder utilizar em sua próxima compra. Isso o incentiva a sempre voltar ao site e realizar novas compras.
Engajamento online
Todas as empresas estão online e nas redes sociais, não é mesmo? Quando você fideliza o cliente, aumenta as chances de interação espontânea nas redes sociais, aumentando também o engajamento da sua marca para as outras pessoas. Quanto mais você é visto, também é mais compartilhado e indicado.
Cliente satisfeito
Fidelizar o cliente e deixá-lo satisfeito podem ser muito parecidos (afinal, um cliente fidelizado está satisfeito), mas não são sinônimos. Para fidelizar o cliente é necessário deixa-lo satisfeito muito mais vezes, antes dele confiar na loja.
Essas são algumas etapas para começar a fidelização que separamos para você saber mais sobre o assunto. O Gimba sempre atua com o objetivo de deixar nossos clientes realizados e satisfeitos, aumentando o número de consumidores fidelizados e que voltaram a comprar conosco.