
O termo ESG tem se tornado cada vez mais importante para as empresas, trazendo uma série de benefícios tanto para os investidores quanto para a sociedade como um todo! Mas, você já se perguntou o que é ESG?
Neste artigo, vamos explicar de maneira simples o que é ESG, qual sua origem e quais os benefícios de implementar as práticas propostas nas empresas. Vamos lá?
Você pode querer ler também: Inovação e ESG na gestão de suprimentos indiretos.
Afinal, o que é ESG?

ESG é uma sigla em inglês para “Environmental, Social, and Governance’’, que significa Ambiental, Social e Governança. Esse conceito é utilizado para avaliar o desempenho de uma empresa com relação a práticas relacionadas ao meio ambiente, responsabilidade social e transparência organizacional. A seguir, explicamos um pouco sobre os três pilares ESG:
- Ambiental (Environmental): Abrange o impacto empresarial no meio ambiente, como a geração de resíduos, emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, poluição da água, uso de recursos naturais, preservação da biodiversidade, etc.
- Social: envolve as relações da empresa com as pessoas, como seus colaboradores, fornecedores, clientes e a comunidade. Isso pode incluir questões de direitos humanos, leis trabalhistas, diversidade e inclusão, satisfação do cliente e proteção de dados.
- Governança (Governance): é sobre como a empresa é gerida e administrada, e voltada à governança corporativa. Isso pode abordar vários temas, como ética, estrutura do conselho, transparência, conduta corporativa e remuneração de executivos.
Você pode querer ler também: Tendências do mundo corporativo: o que mudou no cenário?
Qual é a origem do ESG?
O termo ESG ganhou destaque em 2004 com o lançamento do relatório “Who Cares Wins” (Quem se importa, ganha), da Organização das Nações Unidas. O texto demonstrava a importância de implementar as questões ambientais e sociais nas decisões empresariais e seus benefícios para investidores e sociedade.
Você pode querer ler também: Gimba Supply Connect: como foi o evento, depoimentos e mais.
Quais os benefícios de incluir as práticas ESG nas empresas?
As práticas ESG podem proporcionar diversos benefícios para as empresas, como:
- Reputação e imagem: ajuda a manter uma reputação positiva, atraindo consumidores e investidores que valorizam a sustentabilidade e a responsabilidade social.
- Atração de talentos: favorece a atração de colaboradores que buscam sua inserção profissional em ambientes éticos e sustentáveis.
- Relacionamento com Stakeholders: fortalece as relações da empresa com a comunidade, clientes, fornecedores e investidores, construindo um nível de confiança e colaboração mais favorável para os negócios.
- Redução de riscos: ajuda a identificar e gerenciar possíveis riscos ambientais e sociais, evitando crises e litígios.
- Eficiência: ajuda a reduzir custos operacionais, além do consumo de energia, minimizando significativamente os desperdícios.
- Inovação: fortalece a modernização do negócio e fomenta a inovação de processos, produtos e serviços.
- Conformidade regulatória: mantém sua empresa sempre em conformidade com normas ambientais e sociais, permitindo que o negócio esteja sempre um passo à frente de possíveis exigências regulatórias.
- Impactos sociais positivos: auxilia na melhoria das comunidades e do meio ambiente.
- Melhoria no desempenho financeiro: empresas que seguem práticas ESG tendem a ter um ótimo desempenho no mercado financeiro.
Você pode querer ler também: Você pode querer ler também: Como fazer uma cotação com o Gimba.
_
Se você está interessado em aplicar as práticas ESG na sua empresa, saiba que o tema é muito mais amplo e complexo do que parece. No entanto, organizações dos mais diversos portes e segmentos evoluem significativamente quando expandem seu olhar para essa abordagem e sua importância.
De modo geral, as práticas colaborativas do ESG não só modernizam as organizações, mas ajudam a tornar o mundo mais justo e sustentável para todos. Afinal, a mudança exige o compromisso coletivo, e as empresas têm um papel fundamental nesse processo.
Saiba um pouco mais sobre as práticas ESG com o Sebrae!