
Você já ouviu falar de omnichannel, voice commerce ou recommerce? Essas são algumas das tendências para o e-commerce no ano de 2022.
Não é novidade para ninguém que o e-commerce ganhou muito mais força no mercado desde a pandemia. Não é a toa que em 2020, o Brasil foi eleito o 7º país com mais vendas online pela eMarketer. Desde então, o comércio digital tem entregado resultados impressionantes.
Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo nos revela que 70% dos consumidores querem continuar a fazer as suas compras pela internet. Ou seja, o e-commerce cresceu muito e, talvez, seja o futuro do marketing. Nos próximos anos, o mercado digital pode virar a principal fonte de venda das empresas.
É preciso sempre estar atento às tendências do mundo digital para encaixar o seu negócio de uma forma que se destaque no mercado. Para isso, separamos para você 6 tendências do e-commerce para o ano de 2022:
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1. Omnichannel
É uma estratégia do marketing digital em que os canais da empresa estão todos integrados. Ou seja, os canais de venda, de atendimento e do marketing estão interligados. O objetivo é que a experiência do cliente com a marca seja contínua, independente do canal que o contato foi feito.
Um bom exemplo disso, é quando o cliente realiza a compra no site e retira o produto na loja, então neste caso, os canais que estão integrados são o online e os físicos.
Essa estratégia nos permite ter um atendimento mais centralizado e uma gestão mais eficiente da logística da empresa.
2. Voice Commerce
A agilidade na hora da compra e na comunicação é preferível entre os consumidores, então falar o que se deseja e isso já aparecer para você selecionar em seu carrinho é uma excelente forma de economizar tempo de pesquisa. A prova disso é que assistentes de voz como Alexa, Siri, entre outros, estão cada vez mais presentes em nossas vidas.
A estratégia se trata basicamente sobre tudo isso, otimizar os títulos e descrições do site do jeito que uma pessoa falaria sobre o produto já é um bom começo para implementar as buscas por voz.
3. Recommerce
Esta estratégia se baseia na prática de voltar a vender um produto que já tenha sido utilizado e/ou reformado. Um ótimo exemplo dessa estratégia é o marketplace Enjoei, onde os usuários vendem coisas que já usaram e, por alguma razão, não as querem mais. Além disso, o número de brechós com esse mesmo propósito vem aumentando, principalmente no instagram.
4. Entrega rápida
O consumo de conteúdos e de informações que são entregues muito rápido é algo que já está presente na nossa realidade, o bom exemplo disso, são as redes sociais e as mensagens instantâneas. Isso não é diferente no e-commerce, os prazos de entrega estão cada vez menores e disputando para quem ganha o cliente.
O Mercado Livre faz bom uso dessa estratégia com alguns produtos que podem ser entregues no mesmo dia em que foi feito o pedido.
5. Pagamento instantâneo
Seguindo a mesma linha de imediatismo da estratégia de cima, outra tendência que vem ganhando força no mercado são os meios de pagamentos instantâneos. Quem compra pela internet sabe que enquanto o seu pagamento não é aprovado, o seu pedido não é enviado, por isso ninguém quer mais realizar a sua compra por boleto e aguardar até que ela seja aprovada.
Algo característico dessa estratégia, é o meio de pagamento por pix que a transferência é feita em segundos por 24 horas e 7 dias da semana.
6. Realidade aumentada
A realidade aumentada é algo que está tomando espaço no e-commerce, ela consiste em utilizar a tecnologia para que os consumidores tenham uma experiência de compra mais dinâmica.
A utilização de aplicativos para “experimentar” os óculos ou para visualizar como uma mesa ficará em sua casa é uma maneira de aplicar essa estratégia em seu negócio.
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