Ações para comprar hoje: saiba como e onde investir

Investimento é um ótimo meio de ganhar dinheiro a longo prazo, mas, para isso, é importante saber  o que é uma ação, o melhor investimento para o seu perfil, se planejar e como funciona todo esse processo.

Não se preocupe, criamos um guia para você compreender etapa por etapa como entrar no mundo da Bolsa de Valores. Prepare sua caneta e caderno para anotar todas as informações indispensáveis!

LEIA TAMBÉM: Jovens estão mais interessados em investir!

Entenda o que é uma Ação

Uma ação é a menor fração de uma empresa de capital aberto, negociada na Bolsa de Valores. Ou seja, se você compra uma ação, está adquirindo um pedaço de uma companhia, assim, se tornando sócio dela. Após feita a compra, você passa a correr os riscos desse negócio e, também, participa dos lucros da instituição.

Para  melhor compreensão, quando você compra uma ação, está levando uma pequena parte de uma empresa de terceiros. A partir desse momento, você se torna parte de um grupo chamado acionistas minoritários e passa a ter direitos e deveres de acordo com a quantidade e o tipo de ações que possui.

Bolsa de Valores: como funciona?

A Bolsa de Valores nada mais é do que o mercado onde são negociados todos os tipos de investimentos. Além disso, ela atua em outras frentes, como contratos futuros (dólar, soja e ouro), fundos imobiliários (FIIs) e etc.

A que temos no Brasil é a B3 (Brasil, Bolsa e Balcão), onde as companhias possuem o seu capital aberto. Chamadas de Sociedades Anônimas, as empresas utilizam a Bolsa como um recurso de investir em um novo projeto ou quitar dívidas, este processo é o famoso IPO (Oferta Pública Inicial).

O IPO ocorre no mercado primário, que é a geração dos ativos na bolsa. Com o lançamento das ações, são compradas pelos investidores interessados e o dinheiro é repassado para a instituição que emitiu os papéis.

Após o término desse procedimento, se inicia o mercado secundário – as negociações vão ser realizadas entre todos os agentes financeiros. É aqui que começa a rotina de toda corretora, por exemplo, pois são elas que fazem a intermediação de compra e venda.

Tipos de ações

Com o conhecimento de todo o processo, vamos partir para os tipos de ações que existem e, assim, você consegue identificar qual a melhor para iniciar o seu primeiro investimento.

  • Ações Ordinárias (ON): Te dão direito a voto nas decisões da empresa, a participação é realizada em assembleias organizadas pelas próprias empresas. Para comprar esse tipo, procure por nomes com o sufixo 3, por exemplo: BBDC3 (ação ON do Bradesco).
  • Ações preferenciais: O acionista não tem o direito de opinar, mas se a empresa declarar falência é a prioridade para receber os lucros. Para identificar, procure o sufixo 4, por exemplo: LAME4 (lojas Americanas).
  • Units: Pacote de ativos, reúne ações ordinárias e preferenciais. Ou seja, você possui mais de 1 tipo de ação. Possuem o sufixo 11, por exemplo: SANB11 (Santander).
  • Fracionadas: Os seus ativos são menos que o lote padrão da Bolsa. Se o padrão é 100 ações, aqui se compra ou vende 1 a 99 ações.

Além dos tipos de ações, também existem os tipos de empresas:

  • Blue Chips: Companhias de grande porte, as maiores do Brasil.
  • Mid Chips: Companhias de médio porte.
  • Small Caps: Empresas em processo de crescimento, de pequeno porte.

Dica do Gimba: ações para comprar hoje

Após ter o conhecimento dos processos, é preciso ter em mente que os investimentos em renda variável são voláteis, ou seja, uma ação para comprar hoje, amanhã já não é tão vantajosa.

Para estar a par de quais ações são interessantes você investir, análise constantemente o mercado e suas movimentações, entendendo o tempo certo de comprar ações de determinadas empresas.

Recentemente, o Bradesco BBI e a Ágora Investimentos consideraram a AMBEV (ABEV3), M. Dias Branco (MDIA3) e a BRF (BRFS3) como as melhores companhias para comprar ações do setor de alimentos e bebidas por conta da queda das commodities. Segundo o portal de notícias Money Times, os especialistas explicam que essas ações se beneficiam da queda de preços das commodities, pois há a redução dos custos de insumos.

Além das citadas acima, outras empresas que também estão sendo consideradas as melhores para investir neste momento são Petrobras (PETR4), JBS (JBSS), Yduqs (YDUQ3), Via (VIIA3), Multiplan (MULT3) e Cyrela (CYRE3).

Agora que você conhece todos os tipos de processos e quais companhias investir de acordo com os seus recursos, você está pronto para entrar no mundo dos investidores. Para mais dicas, acesse o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do mercado!

Você pode querer ler também:

Anúncios
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Anúncios
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Deixe um comentário