Gimba 4.0: há 40 anos levando facilidade para todo o Brasil

Gimba 4.0

Em 12 de agosto de 2025, o Gimba, empresa pioneira em distribuição e gestão de suprimentos indiretos, celebra seu 40º aniversário com a campanha Gimba 4.0.

Fundado em 1967 como uma pequena papelaria no bairro do Ipiranga, em São Paulo, ele se transformou em líder nacional e referência no segmento corporativo.

Para celebrar nossos 40 anos de história, conheça um pouco mais dessa jornada de sucesso:

Você pode querer ler também: Conheça os suprimentos essenciais para clínicas e hospitais

A trajetória de transformação do Gimba

1967–1985: 

O Gimba inicia sua história como papelaria de bairro e é vendido em 1985 ao Grupo Glória. Em 1988, o Grupo Remaza assume a operação, trazendo novos investimentos e sua reestruturação.

1991–1996: 

Inauguramos nossa primeira filial no Pari (SP), seguida pela operação Office Delivery. Em 1996, completamos a transição para o modelo B2B, fechando lojas físicas para focar na terceirização de almoxarifados e gestão de suprimentos corporativos.

2002–2004: 

Construímos e inauguramos um moderno centro de distribuição automatizado em Barueri (SP), deslocando a operação do bairro do Ipiranga. Em 2004, ocorreu o lançamento da loja virtual Gimba.com, que conta atualmente com mais de 20 mil itens ativos no portfólio.

2012–2014: 

Tivemos o orgulho de lançar nossa marca própria de papéis para impressão com certificação FSC e a linha Momento (com itens como papel higiênico, papel toalha, sulfite, entre outros) ampliando o portfólio com itens de higiene e papelaria com o selo Gimba.

2017–2020: 

Voltamos às lojas de varejo com a abertura de unidades modernas em Moema, Shopping Pátio Paulista, São Caetano do Sul e São Sebastião, ampliando a presença física do Gimba com conceito híbrido retail + serviços corporativos. 

2021 

Mesmo passando pelo período turbulento da pandemia de Covid-19, o Gimba não parou de se reinventar. Revitalizou o escritório administrativo, adicionou mais itens alimentícios ao catálogo virtual e ampliou o número de colaboradores.

2024

De maneira estratégica, o Gimba decidiu encerrar as atividades das lojas físicas de São Paulo. Além disso, otimizou a experiência nos canais internos e direcionou melhor seu foco para o e-commerce e a gestão digital de suprimentos, ampliando significativamente o número de clientes ativos na plataforma Gimba Empresas. 

2025 

Em 2025, o Gimba lançou a “Cidade Gimba”, uma ferramenta virtual e interativa que simula ambientes de vários segmentos de negócios. No mesmo ano, o Gimba mergulhou no universo da Inteligência Artificial com a GIA, uma IA desenvolvida em parceria com a Amazon Web Services (AWS). 

Com acesso rápido a informações e suporte em tempo real, ela ajuda os vendedores e atendentes do Gimba a otimizarem tarefas e a oferecer um tratamento mais ágil e assertivo para os clientes.

Leia também: A diferença entre suprimentos diretos e indiretos

E as inovações continuam…

Cidade Gimba: 

Em 2025, o Gimba lançou digitalmente a “Cidade Gimba”, uma ferramenta virtual e interativa que simula ambientes de vários segmentos de negócios: escritórios, clínicas, escolas, indústrias e mais. Você navega pela cidade, explora os espaços e visualiza, na prática, os produtos fornecidos pelo Gimba que servem para cada área da empresa. 

Assim, diferentes organizações ganham mais tempo e simplificam cada vez mais a compra de suprimentos ao centralizá-la em um único fornecedor. Além de ser uma experiência interativa, a Cidade Gimba facilita a visualização do uso real dos produtos no ambiente corporativo.

É uma ferramenta que vai além da inspiração visual, pois contribui diretamente para a gestão estratégica de suprimentos indiretos em diferentes tipos de negócios. 

Confira no Blog Mundo Gimba: Cidade Gimba: inovação e interatividade para seu negócio

GIA: a Inteligência Artificial do Gimba em parceria com AWS

A GIA foi desenvolvida em parceria com a Amazon Web Services (AWS), utilizando o Amazon Q, uma tecnologia avançada de IA generativa que nos permite respostas rápidas e precisas, máxima segurança e aprimoramento contínuo. 

Com acesso rápido a informações e suporte em tempo real, ela ajuda os vendedores e atendentes do Gimba a otimizarem tarefas e a oferecer um tratamento mais ágil e assertivo para os clientes.

No processo de alimentação da GIA, foram incluídas versões específicas de conteúdo voltado para a área comercial e de atendimento. Isso contempla manuais de vendas, ficha técnica de produtos e até mesmo soluções para dúvidas comuns do dia a dia relacionadas à  oferta de produtos e/ou cotações. 

Você pode querer ler também: Gimba: suprimentos para todas as áreas das empresas

O impacto Gimba no mercado corporativo

Atuando como solução integrada para suprimentos corporativos, o Gimba se destaca por:

  • Atendimento a mais de 300 das 500 maiores empresas do país, além de PMEs e pessoas físicas, oferecendo soluções via e‑commerce, televendas e contratos exclusivos.
  • Ferramentas como “Minha Lista” e acordo comercial customizado, facilitando compras recorrentes, controle de orçamento por área e integração com ERPs corporativos. Ferramentas que facilitam a rotina de mais de 200 mil usuários ativos em mais de 50 mil empresas.
  • Infraestrutura robusta em logística, com centro de distribuição automatizado em Barueri e entregas em todo o território nacional, garantindo agilidade e precisão nas operações.
  • Presença recorrente em feiras e eventos corporativos voltados para o universo B2B, Compras, Supply Chain e Logística, com estandes, distribuição de brindes, sorteios, palestras e networking. Assim, solidificamos cada vez mais nossa participação no mercado, discutindo tendências e apresentando nossas soluções junto de grandes players do mercado.  

Leia também: Compras centralizadas: mais praticidade para as empresas

Uma cultura corporativa com responsabilidade social 

A responsabilidade social é um dos pilares que sustentam a trajetória do Gimba ao longo de seus 40 anos. Por isso, a empresa apoia e participa ativamente de iniciativas que promovem a educação, a inclusão e o cuidado com o próximo, contribuindo para um futuro mais justo e humano.

Entre os projetos apoiados estão a Casa Hope, que acolhe crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer; a Turma do Jiló, com ações de educação inclusiva nas escolas públicas; o GRAACC, referência no combate ao câncer infantil; e o Gerando Falcões, que atua com educação, cultura e geração de renda em comunidades vulneráveis. Com essas parcerias, o Gimba reforça seu propósito de ir além da entrega de suprimentos e transformar realidades todos os dias, dentro e fora das empresas. 

Você pode querer ler também: O Gimba na gestão de suprimentos indiretos das empresas

Nossa celebração de 40 anos 

No dia 12 de agosto de 2025, o Gimba celebrou seus 40 anos de história com o mote “Gimba 4.0: Tradição na nossa história, inovação na sua rotina”, reforçando sua trajetória sólida no fornecimento de suprimentos corporativos e o olhar sempre voltado para o futuro. 

A data marca quatro décadas de evolução, proximidade com os clientes e soluções que transformam rotinas em empresas de todos os portes e segmentos, unindo experiência e tecnologia de forma estratégica.

A comemoração contou com uma celebração especial no escritório administrativo, no Ipiranga, e no Centro de Distribuição, em Barueri, reunindo colaboradores, gerentes e parceiros em um ambiente descontraído e cheio de simbolismo. 

Em um discurso emocionado, o fundador Ricardo Zaninotto, ao lado do CEO Amauri Gennari e do Diretor de TI Daniel Arruda, ressaltou a importância de estar junto de pessoas que fazem a empresa crescer e agradeceu o empenho de todos nesse marco tão significativo. 

O mês também conta com algumas publicações comemorativas nas redes sociais, assim como no Blog Mundo Gimba, além da ativação de grandes ofertas na loja virtual, válidas até o dia 31 de agosto. 

O 4.0 do Gimba homenageia o passado de uma empresa que superou desafios e se reinventou ao longo de 4 décadas. Além disso, também simboliza nosso compromisso renovado com o futuro e com a evolução contínua dos produtos, serviços e experiência do cliente.

De acordo com o discurso entusiasmado de Daniel Arruda, “conseguimos nos tornar líderes do nosso segmento com uma operação voltada apenas para as empresas de São Paulo, mas ainda existe o Brasil inteiro para conquistarmos. E há potencial para isso”.

Anúncios
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Anúncios
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Deixe um comentário