
Grandes, médias e pequenas empresas têm muitos processos em comum, e pensar que o abastecimento de suprimentos é algo indispensável para todas, e fica a critério da área de compras de cada empresa entender qual é a necessidade e particularidade de cada uma. No mercado existem três modelos de compras e entender como sua empresa funciona e qual é o mais indicado para você é muito importante. Separamos algumas dicas para você descobrir qual é o tipo indicado para sua empresa.
Compras centralizadas
A concentração da compra de suprimentos de uma empresa fica somente com a matriz, com apenas um pedido, todas as áreas da empresa recebem os itens necessários, inclusive as filiais (caso a empresa tenha). Dessa forma, é possível centralizar os pedidos de suprimentos apenas na matriz, que ficará responsável por todo o fluxo.
Há vantagens e desvantagens em escolher esse método. O ponto negativo é pensar no fluxo de entrega dos produtos para as filiais, já que um único pedido também significa um único frete. Um benefício de escolher o modelo centralizado é que é possível comprar itens em maiores quantidades e negociar o valor com o fornecedor, consequentemente conseguindo um melhor preço.
Compras descentralizadas
Ao contrário das compras centralizadas, ao escolher esse método para abastecer a empresa, tanto a matriz quanto suas filiais fazem os pedidos de suprimentos de forma individual, pulverizando os pedidos. Mas nenhuma filial ou área da empresa precisaria depender de outro setor para fazer a compra dos produtos essenciais para o dia a dia.
Os benefícios aqui é a independência de cada loja, já que cada uma tem sua demanda e pode seguir um fluxo de forma individual. O lado negativo é que o número de produtos é consideravelmente menor e não é possível fazer uma negociação de valores com o fornecedor como é no modelo centralizado.
Compras hibridas
A opção que mescla as duas anteriores pode agradar muitas empresas e filiais. A negociação do pedido fica sob a responsabilidade da matriz no modelo de compras hibridas. Assim é possível fazer um contrato em que fica sob os cuidados da matriz o relacionamento com o fornecedor, e posteriormente um crédito é disponibilizado às filiais para a realização do pedido dos produtos essenciais no dia a dia.
Assim é possível que cada loja ou filial mantenha sua independência e individualidade no funcionamento e abastecimento, porém não pulverize tanto os pedidos ao fornecedor, já que a ação continua centralizada na matriz da empresa.
Para os clientes do Gimba, oferecemos as opções que mais se adequam ao modo operacional da empresa. Oferecemos a solução para seu dia a dia, e que facilite o abastecimento de suprimentos da sua empresa e filiais. Você já conhece o Gimba? Acesse nosso site!
Leia também
- Gimba 4.0: há 40 anos levando facilidade para todo o BrasilEm 12 de agosto de 2025, o Gimba, empresa pioneira em distribuição e gestão de suprimentos indiretos, celebra seu 40º aniversário com a campanha Gimba 4.0. Fundado em 1967 como…
- Fórum de Logística: um mergulho nos desafios do setorReduzir custos sem perder eficiência, entregar sempre no prazo e com máxima segurança, manter a operação enxuta e integrar processos de ponta a ponta. Quem vive o dia a dia…
- Conheça os suprimentos essenciais para clínicas e hospitaisEm clínicas e hospitais, cada detalhe importa. Desde a recepção até a sala de procedimentos,. E, em todos eles, o bom funcionamento da rotina depende não apenas de profissionais capacitados,…
- Transportadoras: quais os suprimentos essenciais para elas?Manter a agilidade, organização e segurança fazem toda a diferença para um setor tão importante como o de transportadoras. Por isso, manter os suprimentos em dia é uma das chaves…
- Esponja: descubra a opção certa para cada tipo de limpezaQuando o assunto é limpeza, a escolha da esponja certa faz toda a diferença. Seja para remover sujeiras mais pesadas ou dar brilho às superfícies, cada tipo de esponja foi…