Papel sulfite: o que é e quais são os tipos?

banner nas cores verde e branca com o escrito "papel sulfite" ao centro. A imagem contém três embalagens de papel sulfite

O papel sulfite é um tipo de papel de alta qualidade utilizado para impressões em impressoras a laser, jato de tinta ou copiadoras. Além do mais, pode ser utilizado para infinitas possibilidades como a gente vai ver nesse artigo. 

O papel recebe esse nome por conter em sua composição um tipo de conservante chamado sulfito de sódio, que confere maior resistência e durabilidade ao papel. Mas a matéria-prima principal mesmo é a celulose, que é extraída de diversos tipos de árvores, sendo as mais comuns pinus e eucalipto.

Hoje em dia, existe também a extração de celulose do bagaço de cana de açúcar que tem a mesma qualidade do papel comum e também possuem até a certificação ISO.

Como a gente sabe, o papel sulfite é bastante versátil. Sem contar que, atualmente, é muito utilizado em escritórios, escolas e em diversos tipos de negócios, sendo uma opção bastante acessível para quem busca trabalhar com um papel de boa qualidade.

Com sua imensa versatilidade, o papel também pode ser utilizado para outras finalidades, como desenhos, trabalhos manuais e até mesmo para a criação de origamis. É um material bastante comum e encontrado facilmente em papelarias e lojas de materiais de escritório. 

Aqui no Gimba, temos diversos modelos de papel sulfite para você escolher. Embalagens com 100, 300, 500, que são as famosas resmas, ou 5000 folhas, seja o papel padrão, seja colorido ou, até o mesmo, a linha dos reciclados e ecológicos. Se você preferir, em bobina, que são aqueles do tipo Plotter. Ah! Temos também papel colorido!

Gramatura de papel sulfite

Além da sua versatilidade, como vimos acima, o papel sulfite também pode ser encontrado em diversas gramaturas, que variam de acordo com a espessura do papel e a sua finalidade de uso. 

Entende-se por gramatura  a medida em gramas por metro quadrado (g/m²), e quanto maior o número, mais espesso será o papel. A gramatura pode influenciar de diversas formas dependendo da finalidade.

Veja abaixo estão alguns exemplos dos tipos de gramatura mais comuns de papel:

75 g/m²: essa gramatura é utilizada para impressões em geral, talvez, o mais comum de todos os tipos. Aqui no Gimba, você encontra, por exemplo, o Papel Sulfite Chamex A4 branco, 75g/m² com 500 folhas.

Papel Sulfite Chamex A4 branco, 75g/m² com 500 folhas

90 g/m²: é um tipo mais espesso, indicado para impressões em alta qualidade, como fotografias, por exemplo. Também temos esse modelo na loja virtual e é o Papel Sulfite Chamex Super A4 Branco 90g/m² com 500 folhas.

Papel Sulfite Chamex Super A4 Branco 90g/m² com 500 folhas

120 g/m²: é um tipo bastante espesso, utilizado para impressões de cartões, convites e materiais promocionais em geral. Aqui no Gimba, nós temos a linha “Chamequinho”, que é o Papel Sulfite Chamequinho Branco 120g/m² A4 50 folhas.

Papel Sulfite Chamequinho Branco 120g/m² A4 50 folhas

180 g/m²: é um tipo de papel sulfite ainda mais espesso, utilizado para impressões de cartões de visita, capas de trabalhos acadêmicos, entre outros. Aqui no Gimba nós temos o Papel Sulfite Chamequinho Branco 180g/m² A4 com 50 folhas.

240 g/m²: é um tipo de papel ainda mais espesso que o de 180g/m², indicado para impressões de materiais gráficos em geral, como folders, catálogos e cartazes.

Você pode se interessar também pelo modelo reciclado e ecológico: o Papel Sulfite Chamex A4 Reciclado Eco 75g/m² com 500 folhas.

Anúncios

Dimensões do papel sulfite

Além das gramaturas diferentes, há também alguns formatos de papel sulfite como o A2, A3 e A4, entre outros, como você pode ver abaixo:

Papel sulfite A2

A dimensão do A2 é 59,4x42cm. Como esse é um papel de tamanho maior, é excelente para uma impressão contínua e com alta qualidade. De certo modo, esse papel é usado especificamente para algumas necessidades, o que faz dele não tão comum quanto os outros modelos. Aqui no Gimba, você encontra o modelo tipo Plotter, que é o Papel Sulfite Plotter A2 75g/m² com 100 folhas – VR Papeis.

Papel Sulfite Plotter A2 75g/m² com 100 folhas - VR Papeis.

Você pode querer ler também: Gimba: saiba qual é o melhor serviço para o seu negócio

Papel sulfite A3

Esse tipo de papel possui dimensão 297x420mm, o que pode ser considerada uma medida mais robusta. Esse modelo é ideal para impressão de certificados, diplomas, catálogos considerados de nível “premium”. Apesar de ser menos comum também, esse formato é facilmente encontrado. 

No Gimba, temos alguns modelos, mas podemos destacar o Papel Sulfite Chamex Super A3 Branco 90g/m² com 500 folhas que tem um excelente custo-benefício.

Papel Sulfite Chamex Super A3 Branco 90g/m² com 500 folhas

Papel sulfite A4

Ah! Esse é o queridinho de todos e, talvez, um dos mais utilizados em todo o mundo. Sua dimensão padrão é 210x297mm e pode ser aplicado em milhões de formas diferentes. 

Realmente, é um modelo muito versátil. Pode ser usado para documentos, relatórios, contratos… até mesmo revistas e vários outros materiais. Ou seja, esse modelo atende muitas necessidades diversas.

Em nossa loja virtual você encontra vários modelos de A4, até mesmo em gramaturas diferentes, mas podemos destacar o Papel Chamex A4 Sulfite Branco 75g/m² Resma com 500 folhas.

Papel Chamex A4 Sulfite Branco 75g/m² Resma com 500 folhas.

Papel sulfite A5

Se compararmos às demais versões, essa é uma das menores. Sua dimensão, 148x210mm, é ideal para agendas, convites e bloco de anotações. Até mesmo flyers e outros materiais de divulgação são muito comumente feitos nesse modelo. Apesar de ser menor, também é bastante utilizado.

Existem também outros formatos, como o A0, A1 e A6, cada um com uma utilidade diferente. O A0, por exemplo, é usado para grandes peças, como cartazes e banners. O A1, o maior entre os formatos disponíveis, comporta uma folha A2, uma A3 e duas A5. Já o A6, é o menor de todos, usado muito para crachás e bloco de notas.

Leia também: Já conhece o App do Gimba?

Anúncios

Como podemos perceber, existem diversos formatos e gramaturas de papel sulfite. Mas, atualmente, existe uma grande preocupação com a forma de fabricação. 

Contudo, no Brasil, não há extração em áreas verdes nativas, mas sim de áreas renováveis fazendo com que a produção seja mais controlada em aspectos ecológicos. 

De modo geral, a produção de papel industrial usa o pinheiro e eucalipto, que são árvores cultivadas em larga escala. Aliás, você sabia que são necessárias, em média, 24 árvores para produzir 1 tonelada de papel?

É importante destacar que o papel é um tipo de material reciclável e que não possui resíduos que possam contaminar o solo, mas essa questão ainda preocupa, uma vez que o processo de reciclagem ainda não ocorre de forma plena aqui no Brasil.

O grande “x” da questão são os resíduos sólidos que sobram durante o processo de reciclagem. Mas quem sabe nos próximos artigos podemos falar apenas sobre a importância e as formas de reciclagem de papel.

Falando nisso, vale a pena experimentar o papel reciclado e ecológico para ver se esse produto atende às suas necessidades. Claro, nem sempre você vai encontrar esse modelo na gramatura e formato ideal para o que você precisa nesta linha, mas não custa tentar!

E, não se esqueça, aqui no Gimba, além do papel ecológico e reciclável, temos diversos modelos de papel sulfite para você escolher o que melhor se adapta às suas necessidades.

Você pode querer ler também:

Anúncios
Anúncios

Deixe um comentário