Tipos de pilha: conheça os principais modelos

Imagem com fundo amarelo e branco com seis pilhas diferentes em frente

Nos brinquedos, relógios, controles remotos e em muitos outros objetos, as pilhas estão em uso. Ou seja, as pilhas não estão apenas ao nosso redor, mas também fazem parte do nosso cotidiano. Apenas no Brasil, mais de 800 milhões de pilhas são fabricadas por ano!

Mas, apesar da grande variedade, mesmo assim, pode nos gerar dúvidas, tais como: ‘qual é o tipo de pilha que devo usar para o relógio?’ e até mesmo ‘quais são os tipos de pilhas existem?. Por isso, neste artigo, iremos explicar mais sobre as pilhas.

Pilha Alcalina Pequena AA PT Duracell

Pilha Alcalina Pequena AA Duracell possui a tecnologia Duralock, essas pilhas mantêm-se frescas e carregadas por até 10 anos quando armazenadas em condição ambiente.

E é uma pilha alcalina, ou seja, é uma solução alcalina como eletrólito, em oposição ao cloreto de amônio e cloreto de zinco encontrados em pilhas convencionais. Essa substituição permite uma corrente elétrica mais eficaz, eliminando o risco de queda de voltagem e aumentando ainda mais a vida útil dessas pilhas.

Pilha Comum Pequena AA Super Hyper Panasonic

A Pilha Comum Pequena AA Super Hyper Panasonic possui a vida útil de dois anos! Seja para seus aparelhos domésticos ou equipamentos profissionais, garantimos que você vai receber um suprimento de energia confiável e de longa duração para garantir o funcionamento ideal de todos eles.

Também chamada de pilha ácida, por ser composta de dióxido de manganês e seu ânodo ,o polo negativo sujeito a oxidação, é composto por um invólucro de zinco. Enquanto isso, o cátodo, o polo positivo sujeito a redução, consiste em um bastão de grafite central, cercado por uma mistura de dióxido de manganês, carvão em pó e uma pasta úmida contendo cloreto de amônio e cloreto de zinco.

Anúncios

Pilha Alcalina Palito AAA Duracell

A Pilha Alcalina Palito AAA Duracell também possui a tecnologia Duralock, sendo mais vantajosa por oferecer uma durabilidade significativamente maior, proporcionando de 50 a 100% mais energia do que pilhas comuns do mesmo tamanho. Além disso, as pilhas alcalinas têm menos probabilidade de vazamentos.

Pilha Recarregável Elgin AAA-1000 mAh

A Pilha Recarregável Elgin AAA-1000 mAh são ecologicamente conscientes, uma vez que não contêm metais pesados em sua composição, o que significa que não causam impactos negativos no meio ambiente.

Sendo uma pilha secundária, podem ser recarregadas através da aplicação de uma voltagem, com um carregador, por exemplo, é uma opção mais econômica e adequada para dispositivos de alto consumo energético. Apesar de ter uma vida útil prolongada, seu desempenho gradualmente se deteriora à medida que o número de recargas aumenta.

Pilha Alcalina Média C Duracell

A Pilha Alcalina Média C Duracell foi criada para fornecer energia adicional e assegurar uma fonte de energia confiável para dispositivos cotidianos, tais como brinquedos, consoles de jogos portáteis, fechaduras eletrônicas, lanternas e muito mais.

Anúncios

Pilha Alcalina Grande D Duracell

A Pilha Alcalina Grande D Duracell  possui um diâmetro ainda maior do que as do tipo C e apresentam uma excelente durabilidade Essas pilhas são recomendadas para dispositivos eletrônicos que exigem uma quantidade maior de energia.

Origem das pilhas voltaicas

Foi criado por Alessandro Volta no século XVIII, devido ao experimento com cloreto de sódio. Ele criou um sistema de discos de cobre e zinco separados por almofadas de algodão embebidas em uma solução composta por sal e água, descobrindo a corrente elétrica! Por esses discos estarem um em cima do outro, ou seja empilhados, que surgiu o nome pilha, devido esse amontoamento.

A partir desse experimento, foi constatado que os dispositivos geram eletricidade por meio de reações químicas passaram a ser conhecidos como células voltaicas, esse nome foi dado em homenagem ao Volta e as  pilhas galvânicas, popularmente conhecida como pilha. O nome foi em homenagem a Luigi Galvani, o primeiro físico que realizou experimentos relacionados às pilhas elétricas.

4 dicas sobre pilhas

  1. Quanto tempo a pilha deve ficar no compartimento dos aparelhos?

A dúvida de muitos, “se não estou mais usando o aparelho, posso deixar as pilhas no compartimento?” Não! Isso porque a pilha tem prazo de validade e tempo de deterioração. 

Em relação ao tempo de validade, as pilhas comuns duram 3 anos, enquanto as alcalinas duram 5 anos, desde que se sigam as orientações de armazenamento do fabricante. Quanto às pilhas que não estão sendo usadas, é sempre recomendável retirá-las dos aparelhos que não são usados por um mês, devido ao risco de degradação ou até mesmo vazamento.

  1. Como descartar pilha?

Para o descarte, sempre é bom se informar onde tem pontos de coletas específicos para pilhas e baterias, assim serão encaminhadas para empresas de reciclagem especializadas ou serão entregues aos fabricantes, que assumem a responsabilidade pelo correto recolhimento dos materiais descartados.

  1. Como identificar uma pilha falsa?

Já ouviu o ditado popular: “ O barato sai caro”?. Então, esse é um dos casos, tome cuidado ao comprar pilhas! Não selecione a partir de preço, mas sim pela qualidade.

As pilhas falsificadas podem expor a riscos de vazamento de líquidos e metais pesados, que têm o potencial de causar danos aos equipamentos, e até mesmo à combustão. 

  1. Recarregar a pilha no congelador

A famosa lenda de colocar pilhas no congelador para elas voltarem a ter cargas não está tão errada como pensamos. Isso porque, fazer isso congela os gases presentes na pilha (o hidrogênio, o cloreto de amônia e o zinco) e isso faz com que a vida útil da pilha se estenda até alguns minutos.

Agora que você sabe um pouco mais sobre sua história e variedade de pilhas, ao fazer sua próxima compra de pilhas, fique atento! Escolha as pilhas ideais para seus aparelhos eletrônicos. Você sabia sobre a história da pilha? Qual você mais usa? Conte para a gente!

Leia também

Anúncios
Anúncios

Deixe um comentário