Dia mundial da fotografia

Antes da câmera fotográfica ser inventada, o meio de registro de acontecimentos ou representação visual era a partir de ilustrações e descrições detalhadas pela escrita. Isso começou a mudar na época renascentista em que os artistas começaram a usar a câmera obscura para auxiliar no desenho, então a partir da captura de luz no interior do contêiner é possível ter um guia para ilustrações e ter uma proporção melhor.

Mas só possibilita visualizar a imagem somente para quem manejava a invenção e era em tempo real. Em 1800, Thomas Wedgwood produziu na “camera obscura” uma imagem em negativo no papel ou couro branco tratado com nitrato de prata.

Essa substância era utilizada pois ao entrar em contato com o sol ficava escura, dando assim o contraste suficiente para formar uma imagem, mas a imagem ficava permanentemente escura quando a exposição durava poucos minutos.

Mesmo assim, essa descoberta foi registrada no jornal escolar em 1802 pelo cientista Humphry Davy e foi até traduzida para o francês! 

Somente em 1816 que o primeiro registro fotográfico que preservava a imagem foi capturado. Isso ocorreu devido ao experimento de Nicéphore Nièpce que em vez de utilizar  nitrato de prata, utilizou cloreto de prata que preservava as imagens.

Em 1822 desenvolveu então o processo chamado heliografia, o mesmo processo mas com substâncias mais leves. Somente em 1826 ele obteve o sucesso de fazer a primeira câmera fotográfica  e então foi tirada a primeira foto do mundo! 

Vista da janela em Le Gras, Burgundy na França –  Nicéphore Nièpce
Créditos da imagem: napoleon.org

A primeira comercialização da câmera fotográfica

Em colaboração com Louis Daguerre, o método de revelação de fotografias foi aprimorado. Ele mudou para uma resina mais sensível à luz e melhorou o processamento pós-exposição.

Então, em 1833, Daguerre fez uma  descoberta quando percebeu que uma imagem “latente” (quase invisível) obtida por uma curta exposição poderia ser desenvolvida e tornada visível pela exposição. Desta forma o tempo de exposição foi reduzido em alguns minutos.

Você pode querer ler também: 10 motivos para explorar o mundo Gimba

Uma curiosidade é que, somente 6 anos depois, a invenção foi apresentada na  Academia Francesa de Ciências e Daguerre foi concebido com uma espécie de salário vitalício para disponibilizar a criação em massa. E foi assim que Daguerreotype, como a invenção foi nomeada, se tornou um sucesso!

Assim como em toda inovação, o medo acompanha o processo. Na França ocorreu uma grande resistência para adquirir a câmera, isso porque os artistas se sentiram ameaçados, já que achavam que a fotografia iria substituir os trabalhos dos ilustradores. 

Tanto que o cartunista Honoré Daumier ridicularizava em suas criações os fotógrafos renomados da época, por outro lado o poeta e artista Baudelaire entendia que fotografia exaltava o materialismo e podia desenvolver o narcisismo.

Mesmo em meio de tanta crítica, a fotografia continuou a se desenvolver! Um exemplo disso foi o Gustave Le Gray que foi o primeiro a fotografar um membro da coroa francesa, o Príncipe- presidente Louis-Napoleon Bonaparte e devido isso que a realeza identificou que a fotografia podia representar uma grande importância na sociedade e que poderia ser reproduzida em massa. Foi assim que a fotografia foi consolidada!

Curiosidades sobre a fotografia

Agora que já sabemos sobre a criação da câmera fotográfica e até mesmo alguns fatos históricos, nada mais justo que aprender um pouco sobre as curiosidades dessa invenção indispensável do dia a dia.

  • Primeira foto do Brasil: a primeira foto tirada do Brasil foi na nossa cidade maravilhosa , Rio de Janeiro, mais especificamente no Paço da Cidade, em 1840. O responsável pelo click foi o francês Louis Compte.
  • Primeira fotografia colorida: foi criada em 1861 pelo filósofo e matemático James Clerk Maxwell. O escocês produziu a primeira foto colorida unindo diversas imagens e filtros das cores primárias
  • Edição das fotos: antes mesmo de fazermos alterações digitais nas fotos, era realizado manualmente no próprio negativo, ou seja, era como se fosse pinturas por cima das imagens.

Depois de apresentar sobre os fatos e curiosidades, separamos para você produtos e serviços para aproveitar ao máximo esse dia tão especial.

Leia também: Gimba: 38 anos na vanguarda do fornecimento de suprimentos corporativos no Brasil

Câmera Instantânea Instax Mini 11 Rosa Fujifilm

A Câmera Instantânea Instax Mini 11 Fujifilm é sua companheira para qualquer lugar! Com seu tamanho compacto é possível registar seus momentos da melhor forma, além de contar o modo selfie e espelho frontal para facilitar seus registros. Ah, vale ressaltar que essa câmera também está disponível em outras cores!

Filme Instax Mini Pack com 20 Fotos Fujifilm

O Filme Instax Mini Pack com 20 Fotos Fujifilm, tem o tamanho ideal para  colocar em uma bolsa, carteira ou moldura de mini foto! Te garante uma qualidade perfeita das fotos e é compatível com as câmeras Instax Mini e Impressora Instax Share. Verifique a disponibilidade do produto em breve.

Impressora para Smartphone Instax Mini Link Dusky Pink Fujifilm

Quem nunca quis imprimir na hora a foto tirada pelo celular? A Impressora para Smartphone Instax Mini Link Dusky Pink Fujifilm imprime na hora, é só conectar o aparelho por Bluetooth com a impressora!  Além de ter um app que disponibiliza 27 templates para fazer colagem com suas fotos e permite a interação com os amigos.

É através das lentes dos fotógrafos que vemos o mundo de maneira única, revelando detalhes imperceptíveis e beleza onde muitos não enxergam. Neste dia especial, honramos não apenas os fotógrafos profissionais, mas também todos aqueles que buscam em cada clique uma maneira de expressar sua visão de mundo. Que possamos continuar celebrando e valorizando a arte da fotografia, pois através dela podemos ver além do óbvio e apreciar a beleza que nos cerca.

Leia também

Anúncios
Anúncios

Deixe um comentário