5 tipos de chás para você experimentar e sair da rotina

Imagem com fundo laranja e branco, na frente mostra três produtos de chá

O chá foi descoberto na China, pelo imperador Shen Nung à 2737 a.C. por acaso.  De acordo com a lenda, em um dia, o imperador estava sentado embaixo de uma árvore de Camellia sinensis e seu assistente fervia água, uma folha desta árvore caiu acidentalmente na água.

Como um herbalista renomado, Shun decidiu fazer a infusão e assim resultou no chá. Por ser uma lenda, não é possível confirmar que seja verdade, mas de acordo com registros históricos, na dinastia Tang que o chá tornou-se a bebida nacional da China. 

Já na Índia, a lenda é diferente, pois atribui a descoberta do chá para o Príncipe Bodhi-Dharma e fundador da escola Zen de budismo.

Também considerado um santo, no ano de 520 ele foi para a China ensinar o Budismo, para provar os seus princípios, se dedicou a meditar por 9 anos sem dormir.  Ao “acordar” cortou suas pálpebras e jogou-as no chão. A lenda diz que a planta do chá brotou no lugar onde foi feito o sacrifício em forma de santidade.

Mesmo tendo diversas histórias de origem, o chá foi introduzido no Japão no século 9 pelo monge budista Saichō que trouxe da China as sementes para cultivar no seu mosteiro, seu cultivo só foi popularizado no século XIII com o método de trituração da folha, transformando-a em pó e assim surgiu Matcha.

Com a popularização criou-se também a cerimônia japonesa Chanoyu, onde a bebida era preparada com o batedor de bambu e servido em chawan, tigelas tradicionais feitas à mão. 

Chegada do chá no ocidente

A chegada do chá na Europa foi um tanto quanto tardia, devido às viagens de explorações para o oriente e para as Arábias fizeram com que a cultura do consumo do chá fosse  apresentada no século XVII. Até então, não era algo tão popular, até que os comerciantes holandeses, em 1610, importaram da China e Japão em larga escala pela Dutch East India Company e então começaram a disseminar e popularizar o produto.

E quando se tornou esse ícone britânico? Isso ocorreu quando o chá foi introduzido na corte real britânica pela rainha Catarina de Bragança desde que se casou com o rei Charles II, com isso a empresa East India Trade Company que era competidora da empresa já mencionada, Dutch East India Company , estabeleceu-se e permaneceu dominante no mercado. Isso fez com que o império britânico ganhasse poder político, pois a empresa ajudava na anexação de terras e até mesmo na criação de leis.

Anúncios

Tipos de chá

Agora que já sabemos um pouco da sua origem, ficamos com a dúvida do porque é tão famoso nos tempos atuais. A resposta é simples! Por causa da variedade e benefícios para a saúde.

O chá possui polifenóis e flavonoides, compostos que são antioxidantes e controlam os efeitos dos radicais livres em nosso corpo. O chá também ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e até mesmo ajuda a digestão.

Cuidado! Chá é somente a infusão feita com a planta originária, Camellia sinensis, que dela origina 6 tipos de chá, que são:

  • Chá preto: composto por folhas e brotos, sua cor é avermelhada;
  • Chá amarelo:composto apenas por brotos, possui a coloração amarela;
  • Chá branco: composto por brotos e folhas jovens, possui a cor levemente esverdeada;
  • Chá verde: composto somente por folhas. possui a cor verde escura;
  • Chá Oolong: as folhas são agitadas no processo de desidratação, possui a cor laranja escuro;
  •  Chá escuro:  as folhas são envelhecidas através da fermentação, possui a cor vermelho escuro.

Mas e os outros “chás” que fazemos? Como de hibisco, erva doce e camomila? Então, essas são na verdade Tisana, o nome dado à infusões feitas de plantas e ervas que não são da etiologia da planta Camellia. Vale ressaltar, que os blends de chás são a mescla da Camellia sinensis com outros ingredientes.

Sugestões para ler também: Os 8 tipos de açúcar que você deve conhecer

Anúncios

 Parceria Gimba e Chá Leão

A Chá Leão nasce de uma parceria entre a Leão Alimentos e Bebidas e uma de suas distribuidoras, a Locafé. Com o objetivo de tornar o chá acessível e para o mercado digital. Em 2010 o Gimba, tendo a mesma determinação, iniciou a parceria  e desde então proporcionamos para você os chás de ervas básicas até as novidades de produtos.

Com isso em mente, separamos algumas opções para que você possa saborear dessa infusão do melhor jeito possível!

Chá de Morango Sachês de Leão

Pacote de sachês de chá sabor morango da marca  Chá Leão

Para sair do convencional o Chá de Morango Sachês de Leão é misto (morango, maçã, rosa silvestre, laranja e limão), ideal para relaxar e ter uma nova experiência com chá.

Chá Matte Natural Zero Leão

Chá mate natural em garrafa plástica da marca Chá leão

Um Chá Matte Natural Zero Leão gelado, quem não gosta? Ainda nessa opção mais saudável que a fermentação ocorre no final do processo, resultando em uma maturação mais natural.

Chá Branco Lichia Natural Tea

Chá de lichia em latinha da marca Natural Tea

Com sabores exclusivos essa linha da Natural tea, esse chá entrega muito sabor e refresco quando bebido bem gelado! O Chá Branco Lichia Natural Tea é ótimo para levar seus lunch breaks.

Anúncios

Chá de Capim Cidreira Cápsulas 3 Corações

Pacote de chá em cápsula da marca três corações

O Chá de Capim Cidreira Cápsulas de 3 Corações é a opção mais rápida para se tomar chá, com ingredientes naturais que entrega muitos benefícios e sem sair de casa!

Você também iria gostar de ler: Porta-cápsulas: 3 modelos que você precisa ter

Chá English Breakfast Classics Sachês de Twinings

Pacote de sachês sabor tradicional café da manhã da marca Twinings

Se você prefere chá tradicional, o Chá English Breakfast Classics Sachês de Twinings é encorpado e te ajuda a se concentrar. Perfeito para melhoras suas manhãs e tardes, esse chá preto vai te garantir a energia que você precisa.

E você? Qual chá é o seu chá favorito? Tem algum fato sobre essa bebida que você não sabia? Conte para a gente! Ah! Não se esqueça que, em nossa loja virtual, você encontra uma grande variedade dessa bebida milenar!

Leia também

Anúncios
Anúncios

Deixe um comentário