Gestão de compras e suprimentos: o Gimba como fornecedor

Se você é um profissional da área de procurement que precisa comprar produtos ou serviços de outras empresas, sabe o quão desafiador pode ser encontrar os fornecedores ideais, não é mesmo? Afinal, você precisa garantir uma série de questões como qualidade, preço, prazo e a confiabilidade dos seus parceiros comerciais. Mas como fazer isso de forma eficiente e segura?

Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como realizar a gestão de compras e suprimentos com sucesso, desde a pesquisa de mercado até a negociação e o fechamento do contrato. Vamos lá?

Como escolher os melhores fornecedores?

Todo profissional de procurement sabe que os fornecedores são peças-chave para o sucesso de qualquer operação. Além do mais, a área de compras das empresas vem se tornando cada vez mais estratégica.

Os fornecedores, muitas vezes, são parceiros importantes e são responsáveis por fornecer os insumos, as matérias-primas, os equipamentos, os softwares, os serviços e tudo o que é necessário para que você possa entregar valor aos seus clientes e às suas operações.

Apesar disso, escolher os melhores fornecedores não é uma tarefa tão simples quanto parece, e muitas vezes leva tempo. Para que isso aconteça com sucesso, é preciso levar em conta diversos fatores. Vamos ver juntos, alguns deles:

  • Preço e economia: ah… o preço é um dos principais critérios de escolha de um fornecedor, mas não deve ser o único – definitivamente, não mesmo! Muitas vezes, quando você encontra o fornecedor ideal, o preço é um atributo que não deve, de forma alguma, ser isolado na equação que envolve a escolha. Outro ponto é que é importante avaliar se o preço cobrado está de acordo com a qualidade oferecida, se cabe no seu orçamento e, até mesmo, se nesse preço existe um valor agregado que eleve o potencial da parceria. Ou seja, como sempre, preço é diferente de valor. Além do mais, ao comprar diretamente de um fornecedor, você pode obter condições de pagamento mais favoráveis do que se comprasse de um intermediário. O artigo “Redução de até 20% dos gastos com suprimentos no setor B2B”, pode te ajudar a entender melhor esse pensamento.
  • Qualidade: a qualidade dos produtos e serviços fornecidos é essencial para garantir a satisfação dos seus clientes e a reputação da sua empresa perante os seus clientes internos e/ou externos. Ao escolher um fornecedor confiável e com boa reputação no mercado, como o Gimba, por exemplo, você pode garantir a qualidade dos produtos ou serviços que vai receber, evitando problemas como defeitos, atrasos, etc.
  • Relacionamento: ao estabelecer uma parceria duradoura com um fornecedor, você pode criar um relacionamento de confiança e colaboração, que pode resultar em benefícios mútuos, ou seja, a verdadeira via de mão dupla. Aqui no Gimba, muitos clientes possuem mais de 15 anos de parceria com a gente. Isso só mostra por que somos um dos mais eficazes e eficientes players do mercado quando o assunto é suprimento corporativo. Aqui, o artigo “10 motivos para explorar o mundo Gimba” pode esclarecer muita coisa sobre esse assunto.
  • Prazo: o prazo de entrega é outro fator crucial para o bom funcionamento do seu negócio. Produtos entregues no prazo acordado é igual a menos dor de cabeça. Aliás, atrasos podem comprometer o seu planejamento, gerar custos extras e prejudicar a sua imagem perante os seus clientes internos e externos. Por isso, verifique se o fornecedor é capaz de cumprir os prazos acordados e se tem flexibilidade para conseguir atender, por exemplo, algumas urgências e imprevistos.
  • Inovação: ao acompanhar as novidades e tendências do seu fornecedor, você pode ter acesso a produtos ou serviços inovadores e diferenciados, que podem agregar valor ao seu negócio e aumentar, naturalmente, a sua competitividade. E isso acontece aqui no Gimba. Somos uma das empresas que mais se preocupam com inovação nesse segmento de mercado onde é tão difícil conseguir isso. Acompanhamos as principais tendências junto aos nossos parceiros e, aqui, as novidades sempre chegam primeiro.

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Créditos da imagem: wayhomestudio no Freepik. CTA de contato para Gimba

Como encontrar os fornecedores ideais?

Ok. vimos alguns critérios sobre como escolher os fornecedores, mas agora vem a parte mais difícil: como encontrá-los? Bom, se o caso for voltado para suprimentos corporativos aqui, neste artigo, você acabou de encontrar um! Mas vamos voltar ao tema. Pois bem, para encontrar os fornecedores ideais para o seu negócio, você precisa seguir alguns passos:

  • Definir as suas necessidades: antes de procurar um fornecedor, você precisa saber exatamente o que você precisa comprar, em termos de quantidade, qualidade, prazo e preço. Assim, você pode filtrar as opções disponíveis. Acredite, o Gimba é um dos melhores fornecedores do mercado quando o assunto é suprimento corporativo. Além de soluções altamente eficazes, temos mais de 20 mil produtos em nosso mix com as melhores e mais diversas marcas do mercado.
  • Pesquisar o mercado: depois de definir as suas necessidades, você precisa pesquisar o mercado e identificar os possíveis fornecedores que atendem aos seus critérios. Você pode usar ferramentas como buscadores online, redes sociais, feiras e eventos, indicações de outros clientes ou, até mesmo, seus concorrentes, etc.
  • Avaliar os fornecedores: após selecionar alguns candidatos, você precisa avaliar os fornecedores com base em alguns aspectos, como a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, o histórico de entregas e reclamações, a capacidade produtiva e financeira, a reputação e a credibilidade no mercado. Nesse quesito, o Gimba é uma das empresas mais bem avaliadas pelo mercado segundo o olhar de nossos clientes e parceiros.
  • Solicitar orçamentos: depois de avaliar os fornecedores, você precisa solicitar orçamentos detalhados e comparar as propostas recebidas. Você deve analisar não apenas o preço, mas também as condições de pagamento, entrega e garantia oferecidas por cada fornecedor. Por exemplo, aqui no Gimba não temos apenas a modalidade de contratos. Você também pode solicitar uma cotação conosco e comprar através de nossa loja virtual, principalmente se você precisa de orçamentos antes de realizar suas compras.
  • Negociar os termos: por fim, você precisa negociar os termos da compra com o fornecedor escolhido. Você deve buscar um acordo justo e vantajoso para ambas as partes, que atenda às suas expectativas e necessidades. Você também deve formalizar o contrato por escrito e acompanhar o cumprimento das obrigações. Nesse aspecto, temos uma equipe expert aqui. Pode ter certeza que você será muito atendido e, juntos, vamos criar o melhor cenário de parceria possível.

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Créditos da imagem: wayhomestudio no Freepik. CTA de contato para Gimba

Afinal, o que é compra B2B?

Esse trecho do texto é para complementar as informações. Pois, então, B2B é a sigla para business-to-business, que significa negócio para negócio. Basicamente, trata-se de uma transação comercial entre duas empresas, em que uma delas fornece produtos e/ou serviços para a outra. Até aqui, tudo bem.

Por exemplo, uma indústria que compra matéria-prima de outra indústria, uma loja ou empresa que compra produtos de um fornecedor, como o Gimba, um escritório que contrata serviços de limpeza ou contabilidade de outra empresa, etc.

Leia também: 3 estratégias de redução de custo em suprimentos para empresas

Na compra B2B, o processo de decisão é mais complexo e racional, envolvendo vários critérios técnicos, financeiros e, até mesmo, jurídicos. Além disso, geralmente há mais de uma pessoa envolvida na escolha do fornecedor, como gestores, compradores, técnicos, etc, sem contar os orçamentos que devem ser feitos antes de fechar qualquer negócio.

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  • Maior complexidade nas negociações: as vendas B2B envolvem mais etapas, mais pessoas e mais critérios de decisão do que as vendas B2C. Isso significa que o processo de compra é mais demorado e exige mais confiança e relacionamento entre as partes.
  • Maior valor agregado: os produtos e serviços vendidos no mercado B2B costumam ter um valor mais alto do que os vendidos no mercado B2C. Isso se deve ao fato de que eles são destinados a resolver problemas específicos e gerar resultados para as empresas compradoras.
  • Maior exigência de qualidade: os compradores B2B são mais criteriosos e exigentes do que os consumidores finais. Eles buscam soluções que atendam às suas demandas técnicas, operacionais e financeiras, e que sejam compatíveis com as normas e regulamentações do seu setor de atuação.

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Bom, acredito que conseguimos explorar bastante esse tema e trouxemos informações importantes que podem te auxiliar na hora de tomar a decisão sobre qual fornecedor escolher. Mas, lembre-se, se a sua necessidade envolver a compra de suprimentos indiretos/ suprimentos corporativos, pense no Gimba.

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Se você quer saber como o Gimba ajuda milhares de empresas e profissionais de procurement a ter mais sucesso nas compras de suprimentos corporativos e se juntar a outras milhares de empresas do Brasil, entre em contato com um de nossos consultores. Com certeza, conseguiremos criar, juntos, uma solução personalizada e que atenda 100% do seu negócio.

créditos da imagem: Freepik. CTA de contato para o time Gimba

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